terça-feira, 29 de março de 2011

Dilma participa de homenagem a Lula, mas antecipa volta ao Brasil

Lula receberá título de 'doutor honoris causa' pela Universidade de Coimbra, Portugal.
Após cerimônia, ex-presidente e Dilma voltam ao Brasil para velório de Alencar.
A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta terça-feira (29) presença na cerimônia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o título de "doutor honoris causa" pela Universidade de Coimbra, mas cancelou o restante de sua agenda em Portugal. Após a cerimônia, Lula e Dilma voltam ao Brasil para o velório do ex-vice-presidente José Alencar, que morreu nesta terça-feira (29)
A cerimônia em Portugal está marcada para as 10h30 desta quarta (6h30 de Brasília) na Faculdade de Direito da universidade, com término previsto para o meio-dia (horário local). Em decorrência da morte de José Alencar, porém, as programações previstas para a tarde desta quarta-feira foram canceladas.
Lula participaria de almoço no Palácio de São Marcos, residência oficial do reitor da Universidade de Coimbra. No final da tarde, Lula teria uma reunião com os alunos brasileiros da universidade.Dilma, por sua vez, seguiria para Lisboa, onde teria duas reuniões: a primeira no Palácio de Belém, com o presidente português, Cavaco Silva, e a segunda na residência oficial de São Bento, com o ex-primeiro ministro José Sócrates, que renunciou ao mandato na semana passada. Um jantar oferecido pelo presidente de Portugal a Dilma Rousseff encerraria a visita ao país.
José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital.
Após conversar com Josué Alencar, filho do ex-vice, Dilma afirmou em Portugal que o velório será no Palácio do Planalto, em Brasília, aberto à visitação pública e com previsão de início às 10h30 (veja vídeo abaixo).
Cerimônia
A homenagem a Lula tem início com a chegada do ex-presidente à Porta Férrea, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde recebe os cumprimentos do presidente de Portugal, Cavaco Silva, do presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, e da vice-reitora, Helena Freitas.
Após os cumprimentos, Lula seguirá para a Biblioteca Joanina, onde terá início a formação do cortejo para o recebimento do título. O cortejo é composto pelo doutores representantes de cada área da Universidade de Coimbra.
Feito o cortejo, Lula encaminha-se para a Sala dos Capelos da Faculdade de Direito, onde acontecerá a cerimônia. Após a entrega do título, Lula terá de assinar o Livro das Atas, na Sala do Senado.
O ritual é finalizado com os estudantes da universidade jogando suas capas do traje acadêmico para o então doutor passar sobre elas. O ato representa uma forma de batismo. "Doutor honoris causa" é o mais alto título atribuído pela Universidade de Coimbra.

Por: Lucas Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário