terça-feira, 29 de março de 2011

A radiação e acidentes nucleares


Ultimamente quando estamos assistindo os noticiários da tv, ouvimos muito falar sobre radiação, energia nuclear, acidente radioativo e tal.
Então resolvemos postar hoje algumas informações sobre esse assunto.
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. contém energia, carga elétrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
O uso da energia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia do núcleo do átomo, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica.
Muitos paises usam essa energia elétrica para distribuição das casas por ser mais barata, do que a energia produzida na hidrelétrica.
Elementos radioativos também podem ser usados medicina, para tratamento de câncer, maquinas de raio X, entre outros. 
O Problema é que a energia nuclear pode trazer também vários problemas e riscos, como por exemplo: resíduos radioativos os lixos atômicos, acidentes como o de Chernobyl, e esse recentemente do Japão e alta produção de gases estufa. E o contato direto pode causar de câncer e deformações ate a morte.
*Curiosidade:O cozimento do forno micro-ondas é feito através de radiação. Mas a radiação não escapa para o meio externo, ou seja, existem dispositivos de segurança que são capazes de barrar a radiação para o meio externo e até mesmo quando a porta é aberta, pois senão, uma pessoa próxima do microondas poderia ser cozida, literalmente, de dentro para fora.

Por: Thamyres Mendes, Gardênia Marcela e Nadine Luiza 3°B

Nenhum comentário:

Postar um comentário